O Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba conta agora com um cão de busca certificado para atuar em ocorrências. O cão Balu, da raça Labrador Retriever, vem sendo treinado há mais de um ano e meio pelo soldado Serenato, sendo preparada para situações emergenciais envolvendo pessoas perdidas.
Nos dias 16 a 20 de novembro de 2020, em Curitiba, ocorreu o Evento de Certificação Estadual de Cães de Busca e Resgate, organizado pelo GOST– Grupo De Operações De Socorro Tático, detentor da doutrina de busca e resgate com cães no Estado do Paraná, onde Balu foi certificado em busca por Odor Específico, está apto a dar a primeira resposta em ocorrências que se enquadrem à aplicação da determinada técnica.
“O cachorro é treinado para seguir a trilha do caminho que a pessoa perdida fez, desde que tenha um objeto de odor e uma trilha”, comentou o soldado Serenato, comentando que Balu foi escolhido entre outros cachorros por apresentar um perfil mais adequado com a atividade que realiza. Entre as cidades do 2º GB, somente Telêmaco Borba e União da Vitória possuem cães certificados, nem a sede, em Ponta Grossa, tem.
Todas as provas realizadas seguiram o regulamento do Comitê Nacional De Busca, Resgate E Salvamento Com Cães (CONABRESC), as quais contaram com as seguintes modalidades: Busca Urbana, Busca Rural (caçar), Odor Específico, Restos Mortais e Obediência e destreza.
Em caso de pessoas perdidas, o Corpo de Bombeiros, solicita que seja feita a chamada pelo número de telefone: 193.
Faça seu comentário!