Reunião de alinhamento para realização dos testes rápidos de Covid-19 nos funcionários da SMS 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou promoveu nesta semana a testagem rápida do Covid-19 em todos os funcionários ativos da pasta. Ao todo mais de 400 servidores fizeram o teste para saber se estavam infectados.

Na segunda-feira (15) foi feita uma reunião explicando todo o protocolo e metodologia, fazendo o alinhamento. E entre segunda e sexta-feira foram feitos os testes. “Objetivo é um inquérito epidemiológico para entender a situação dos servidores”, informou o secretário municipal de Saúde, Ede Pukanski.

O teste rápido pode dar três resultados: não reagente – no qual a pessoa não teve contato com o Covid-19; IGM reagente, onde ela pode estar doente, e nesse caso ela é encaminhada para atendimento médico e orientando o isolamento social por 14 dias, além disso é coletado material para enviar para o LACEN para confirmação; e o IGG, que representa que teve contato com o vírus e está curado.

Ede Pukanski informou também que quem teve sintomas, teve que passar pelo atendimento médico e coletar material para exames, portanto não precisou fazer os testes rápidos.  

 

O secretário ressaltou que os exames também demonstram a preocupação da SMS com seus colaboradores. “São poucos municípios e instituições de saúde que tomaram essa atitude de fazer as testagens. Nós temos muita preocupação com a saúde de nossos servidores e estamos tomando todas as medidas para preservá-la, inclusive cedendo todo o equipamento que precisam para trabalhar em segurança”, afirmou Ede.   

Faça seu comentário!