A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba realizou na tarde de sexta-feira (19), a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Silvestre. Um investimento de aproximadamente R$ 500 mil.

A UBS, fica na rua Rio Paranapanema, ao lado do CMEI Olavo Bilac. O local tem 376 m2 e abriga consultórios médicos, sala de vacina, consultório odontológico, sala de procedimentos, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado e banheiros.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, relembrou do tempo que chegou a Telêmaco Borba e que passou muitas vezes pelo São Silvestre. “Nós estamos dando o que essa população merece. Hoje estamos inaugurando a UBS, mas já foi feito uma praça, asfalto, ponto de ônibus, mini-arena. Antes foi feito um belo CMEI. E ainda neste ano pretendemos começar a construir uma escola municipal no bairro”, comentou.

O prefeito também afirmou que isso traz um avanço na qualidade de vida das pessoas. “Eu peço que as pessoas tenham consciência e cuidem do seu bairro, das obras que estão sendo feitas, pois é para o seu bem”, afirmou, elogiando a determinação do presidente da Associação de Moradores do São Silvestre, Lourival Humberto Rodrigues, o Pena Branca, que segundo Dr. Márcio, constantemente está na Prefeitura cobrando melhorias para o local.

Pena Branca afirmou ser um privilégio receber a UBS. “Estamos recebendo essa maravilha. Antes tínhamos de ir na Vila Isabel e hoje temos essa obra maravilhosa. Quero agradecer a todos que participaram e principalmente o prefeito, que está de parabéns”, elogiou.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo, destacou a qualidade da UBS, que vai trazer um grande ganho para a saúde da comunidade. Ela também fez uma menção aos funcionários da Saúde, que vem lutando contra o Coronavírus. “Hoje 12% dos infectados no mundo são profissionais da Saúde. São pessoas que estão diretamente vivendo essa realidade. E a nós cabe fazermos nossa parte e nos prevenirmos”, alegou.

O secretário municipal de Saúde, Ede Pukanski, convidou a equipe da nova UBS a ir à frente e também ressaltou a importância dos profissionais de Saúde, a quem ele chamou de heróis. “Quero agradecer a toda equipe pelos esforços para combater a pandemia. Vocês são heróis!”, afirmou.  

Ede também explicou que com a inauguração, será dividido o atendimento entre as UBS’s da Vila Isabel e do São Silvestre. “Antes a UBS da Vila Isabel atendia cerca de 6 mil pessoas, agora será dividido esse número em dois”, explicou. As Agentes Comunitárias de Saúde irão informar às pessoas dos bairros próximos quais das UBS’s farão o atendimento conforme a rua de cada morador.

O diretor da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Soares, destacou o momento importante para a Saúde de Telêmaco Borba. “Somente neste mês o Hospital Regional começou a funcionar, tivemos a inauguração do SAMU e agora a entrega dessa UBS. É um momento importante, mas é preciso que nesse momento de pandemia cada um faça sua parte”, alegou.

O vereador e morador do São Silvestre, Hamilton Aparecido Machado (Miltinho), se emocionou com a entrega da UBS, que segundo ele é uma luta sua de vários anos. “Agora vemos as coisas acontecendo. Hoje nossas ruas são 100% asfaltadas e temos outras melhorias. Eu lembro quando ainda pedi um terreno para construir a UBS e no final teve colaboração da Saúde e Educação para termos essa obra, que eu sinto muito honrado em ter ajudado”, afirmou, elogiando Dr. Márcio, que segundo ele busca sempre o melhor para a população da cidade.

O vereador Anézio Aparecido Maia, o Pelanca, que também mora no São Silvestre, elogiou mais essa conquista para o bairro. “Quero agradecer a todos por esse apoio e peço que a população nos ajude a cuidar dessa UBS, pois ela é para o nosso bem”, opinou.

O presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, fez um agradecimento especial para a Secretaria Municipal de Saúde. “São nossos heróis, estão na linha de frente. Que Deus os abençoe. E quero fazer um agradecimento especial ao prefeito, DR. Márcio, pela grande quantidade de inaugurações, que mostra que está sendo feito um grande serviço”, finalizou.

Faça seu comentário!