Adolescência, é neste período da vida que acontecem mudanças nos aspectos físicos emocionais e psicológicos. É um período de inseguranças, aprendizados, dúvidas e curiosidades, que muitas vezes provoca o indivíduo a burlar e transgredir regras e limites.

É neste ponto em que a bebida alcoólica, ou álcool etílico, torna -se um risco a saúde física, mental e social da pessoa.  Levando em conta que a bebida álcool faz parte de nossa cultura popular, está presente em muitos lares, estabelecimentos comerciais e de certa maneira com acesso facilitado acarretando no aumento significativo do consumo de álcool entre crianças e adolescentes. E por assim dizer, aumenta sobremaneira sintomas de alcoolismo precoce que é uma das ramificações da Dependência Química.

Atualmente o problema da dependência química tomou proporção de pandemia. Sabendo que esta é uma doença que torna o consumo de álcool (e outras drogas) incontrolável, impulsionando o indivíduo ao consumo cada vez mais severo. O desejo de consumir estas substâncias supera o autocontrole, acarretando danos à saúde física, mental e social. Esta é uma doença que não escolhe raça, classe social, grau de instrução, gênero ou crença. Todos somos afetados direta ou indiretamente por ela. Hoje a dependência química é compreendida como uma doença incurável, porém com tratamento, ela intensifica caso não haja uma interrupção do consumo e acima de tudo é mortal devido a violência em decorrência do consumo ou agravamento da saúde orgânica.

O combate ao uso da droga é um problema de todos e só uma ação conjunta da sociedade como um todo terá maior chance de sucesso. Cabe a todos nós, como indivíduos a união de esforços para combater e diminuição dos efeitos destruidores que o consumo descontrolado de álcool e outras drogas acarreta.

A dependência química é indiscutivelmente um dos grandes problemas que preocupam a sociedade contemporânea como um todo. As consequências nocivas e devastadoras no indivíduo acometido e em seus familiares por esta dependência é inegável. Uma das opções para o tratamento da dependência química e do alcoolismo é através dos Centros de Atenção Psicossocial

Neste sentido, Telêmaco Borba tem o CAPS-I que oferece tratamento de qualidade contando com equipe multiprofissional capacitada onde será feito acolhimento, avaliação, consulta médica e um projeto terapêutico individualizado focado na melhora da qualidade de vida do indivíduo.

 

 

Nereu Souza Novais Filho

Psicólogo do CAPS

Faça seu comentário!