Adolescência, é neste período da vida que acontecem mudanças nos aspectos físicos emocionais e psicológicos. É um período de inseguranças, aprendizados, dúvidas e curiosidades, que muitas vezes provoca o indivíduo a burlar e transgredir regras e limites.

É neste ponto em que a bebida alcoólica, ou álcool etílico, torna -se um risco a saúde física, mental e social da pessoa.  Levando em conta que a bebida álcool faz parte de nossa cultura popular, está presente em muitos lares, estabelecimentos comerciais e de certa maneira com acesso facilitado acarretando no aumento significativo do consumo de álcool entre crianças e adolescentes. E por assim dizer, aumenta sobremaneira sintomas de alcoolismo precoce que é uma das ramificações da Dependência Química.

Atualmente o problema da dependência química tomou proporção de pandemia. Sabendo que esta é uma doença que torna o consumo de álcool (e outras drogas) incontrolável, impulsionando o indivíduo ao consumo cada vez mais severo. O desejo de consumir estas substâncias supera o autocontrole, acarretando danos à saúde física, mental e social. Esta é uma doença que não escolhe raça, classe social, grau de instrução, gênero ou crença. Todos somos afetados direta ou indiretamente por ela. Hoje a dependência química é compreendida como uma doença incurável, porém com tratamento, ela intensifica caso não haja uma interrupção do consumo e acima de tudo é mortal devido a violência em decorrência do consumo ou agravamento da saúde orgânica.

O combate ao uso da droga é um problema de todos e só uma ação conjunta da sociedade como um todo terá maior chance de sucesso. Cabe a todos nós, como indivíduos a união de esforços para combater e diminuição dos efeitos destruidores que o consumo descontrolado de álcool e outras drogas acarreta.

A dependência química é indiscutivelmente um dos grandes problemas que preocupam a sociedade contemporânea como um todo. As consequências nocivas e devastadoras no indivíduo acometido e em seus familiares por esta dependência é inegável. Uma das opções para o tratamento da dependência química e do alcoolismo é através dos Centros de Atenção Psicossocial

Neste sentido, Telêmaco Borba tem o CAPS-I que oferece tratamento de qualidade contando com equipe multiprofissional capacitada onde será feito acolhimento, avaliação, consulta médica e um projeto terapêutico individualizado focado na melhora da qualidade de vida do indivíduo.

 

 

Nereu Souza Novais Filho

Psicólogo do CAPS

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba