A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba inaugura nesta quarta-feira (10) a unidade regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A cerimônia acontecerá às 10 horas, na sede do SAMU, que se localiza nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O SAMU tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba fez a adequação da base do SAMU. E neste no investirá cerca de R$ 1,4 milhão para funcionamento dos serviços na cidade.

A estrutura do SAMU é composta de uma central de regulação que fica em Ponta Grossa, uma base descentralizada que é essa em Telêmaco com duas ambulâncias e mais as bases dos outros municípios que possuem ambulâncias SAMU.

A equipe do SAMU da base de Telêmaco Borba será composta por 27 profissionais, divididos em 10 motoristas socorristas para as duas ambulâncias, cinco enfermeiros e sete médicos para as ambulâncias de suporte avançado e mais cinco técnicos de enfermagem para as ambulâncias de suporte básico, que estarão de plantão 24 horas, durante os sete dias da semana ininterruptamente. Lembrando que as chamadas do SAMU devem ser feitas sempre pelo número 192.

A organização do evento informa que devido à pandemia do Coronavírus a cerimônia não será aberta ao público.

Faça seu comentário!