A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município vai utilizar um reforço no combate ao Aedes Aegypti. Trata-se do uso de inseticida no bloqueio e controle do mosquito.

As equipes da Vigilância Sanitária participaram de um treinamento integrado com a 21ª Regional de Saúde, no dia 19 de maio, com técnico de Maringá que ensinou a utilização do Nebulizador Costal Motorizado (UBV) ultra Baixo volume Stihl (Bomba Costal) e o uso do inseticida.

O equipamento foi enviado pelo Governo do Estado e objetiva o enfrentamento e controle do vetor transmissor da doença.

O bloqueio será programado pela Vigilância Sanitária para ser realizado o mais breve possível e auxiliar na diminuição de casos nos bairros que registram o maior número de notificações e casos confirmados.

A aplicação do inseticida é uma ação que vem contribuir com o trabalhos dos agentes de endemias e comunitários que, todos os dias, realizam visitas nas residências para orientar e identificar focos do mosquito.

A SMS alerta a população para os cuidados já conhecidos por todos, mas que precisam ser lembrados para que haja uma conscientização de que juntos é possível vencer o mosquito da Dengue.

A ação terá o envolvimento das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente que auxiliam na remoção mecânica de resíduos e na fiscalização de terrenos baldios para as devidas providências dos proprietários que em muitos casos têm acúmulo de entulhos e lixos.

Casos de Dengue

No mês de maio os casos de Dengue tiveram um aumento, até o momento, foram registradas 33 novas notificações. Sete delas foram realizados testes rápidos reagentes, aguardando confirmação do Laboratório Central (Lacen).

A maior concentração de casos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está nos bairros Socomin e Área I.