A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para ao aumento de casos de dengue em Telêmaco Borba. De acordo com Katia Cristiane de Almeida Alves, da Vigilância Epidemiologia da SMS, constatou-se que na 14ª semana epidemiológica, entre os dias 29/03 a 04/04 de 2020, foram notificados e confirmados cinco casos novos.

O primeiro caso de dengue do município foi detectado no dia 13 de fevereiro, um caso importado, ou seja, a pessoa veio infectada de outro município.

Desde fevereiro Telêmaco Borba conta com 15 casos confirmados, sendo que destes 11 são casos autóctones, ou seja, de contaminação dentro do município.

“A eliminação de água parada é a melhor medida de prevenção contra a dengue, onde não existe água parada, não ocorre a proliferação do mosquito Aedes”, ressalta Kátia.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, reforça a importância de todos no combate à dengue. “É de extrema importância que a população realize a inspeção rigorosa da sua casa e do seu ambiente de trabalho. Dez minutos por semana podem salvar vidas”, reiterou.

Recomendações importantes para se evitar a dengue:

Atenção para os sintomas da dengue:

Foto e imagens fonte: Agência Estadual de Notícias.