A Secretaria Municipal de Saúde vacinou até a manhã desta terça-feira, 24 de março, segundo Dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Inflenza (gripe), 2.190 idosos em Telêmaco Borba. Este número representa 30,34% do público total estimado em 7.216 idosos com 60 anos ou mais.

Nesta primeira etapa, destaca o secretário de Saúde Dr. Ede Pukanski, está sendo enfatizada a imunização de idosos e também profissionais de saúde, destes 235 receberam a vacina, 19,29% do total de 1.218 que atuam nesta área.

A meta explica Bianca Mayumi Mitani Stock, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, é atingir no mínimo 90% do público alvo.

A campanha para estes dois grupos prossegue até o dia 15 de abril.

Este ano a vacinação foi antecipada em razão da Pandemia do coronavírus (COVID-19) e está priorizando o atendimento aos idosos, que são mais vulneráveis ao contágio e as consequências da doença.

A Secretaria Muncipal de Saúde orienta aos pais que a vacinação de rotina das crianças está suspensa até o dia 15 de abril, uma vez que neste momento a prioridade são idosos e profissionais da saúde, que estão no grupo de risco para contaminação do coronavírus (COVID-19).

Outra novidade está sendo a forma de imunização que em alguns postos de saúde estão sendo feitas nas residências e em outros as pessoas estão sendo levadas em veículos até a unidade de saúde e recebem a vacina no local, como informa a enfermeira Cássia Renata Fabrício, coordenadora das UBSs Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, as vacinas são recebidas através da 21ª Regional de Saúde e que estão sendo encaminhadas de maneira fracionada e que pode haver desabastecimento, visto que está havendo grande adesão dos idosos. “Mas se houver esse desabastecimento temporário nós avisaremos à população”, reforça Marlise.

COMO ESTÁ SENDO FEITA A VACINAÇÃO

As unidades de saúde que vacinarão no domicílio todos os idosos (acamados ou não) – orientando que o idoso venha até o lado de fora da casa, para diminuir o tempo em ambiente fechado – são:

Alto Das Oliveiras

Bela Vista

Jardim Alegre

Marinha

Triângulo

Vila Esperança

Vila Izabel

As outras unidades de saúde que vacinarão em modelo drive thru (idosos vão até a unidade e recebem a vacina no carro). Os idosos que não tem carro serão atendidos no domicílio após às 17 horas:

Área 2

Área 6

Bnh

Caic

Cem Casas

Jardim Bandeirantes

Santa Rita

Socomin

CALENDÁRIO

- A partir de 23 de março - Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;

- A partir de 16 de abril - Professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- A partir de 9 de maio - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; e Adultos de 55 a 59 anos de idade.

- 9 de maio: Dia D de Mobilização Nacional