As doações de sangue no Hemepar de Telêmaco Borba estão abaixo da média, com menos da metade de doadores diários. A redução do comparecimento dos doadores tem sido registrado em toda a região.

No município, em média são 10 a 12 doadores por dia, em tempos de Coronavírus, somente sete compareceram ao Hemepar para doação nos últimos dois dias, uma média de 3,5 por dia, muito abaixo do necessário.

O coordenador do Hemepar de Telêmaco Borba, Marcelo Augusto Lucca Conrado, acredita que a redução deve-se ao efeito Covid-19. “O número de doações caiu significativamente e a utilização de sangue pelos hospitais continua normal”, relatou.

A redução, de acordo com o coordenador, pode trazer um impacto para aqueles que precisam de sangue. “As cirurgias eletivas estão sendo adiadas, mas as urgência e emergências ocorrem todos os dias e muitas precisam de sangue”, reforçou.

As medidas para receber os doadores estão seguindo os protocolos divulgados pela Secretária de Estado da Saúde (SESA). Limpeza intensificada, reforço com álcool em gel e controle de pessoas na sala de espera. “Todas as medidas estão sendo tomadas, o importante é que as pessoas não deixem de doar, pois precisamos de sangue para atender a população”, reforçou Marcelo.

O Hemepar de Telêmaco Borba atende para doação das 8 às 10 horas e das 13 às 15 horas, de segunda-feira a quinta-feira, e está localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1905 – Bairro Alto das Oliveira, anexo ao Hospital Regional, fone 3272-3743.

 

 

Quem pode doar

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Deve estar com bom estado de saúde.

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Importante apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros).

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba