A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que até o momento foram notificados dois casos suspeitos de Coronavírus em Telêmaco Borba. Os profissionais da Saúde estão aguardando os exames, que foram enviados ao Laboratório Central do Estado Paraná (LACEN) para confirmar ou não os casos.

O primeiro caso foi notificado no sábado (14), à noite. O paciente, um jovem adulto, esteve recentemente na Espanha e apresentou os sintomas do COVID-19. Já o segundo paciente, foi notificado com sintomas na segunda-feira (16). O paciente é uma criança, que também esteve recentemente no exterior.

A SMS informa que todas as medidas foram tomadas, os exames coletados e enviados e agora aguardam o resultado para descartar ou confirmar o vírus. A SMS informa também que os pacientes estão sendo monitorados, apresentam o quadro estável e permanecem em isolamento domiciliar.

A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) emitiu boletim na noite de terça-feira (17) onde não constou os casos de Telêmaco Borba. A SESA informou que os casos não foram contabilizados porque “o sistema do Ministério da Saúde utilizado para atualização de casos ficou instável durante todo o dia e excepcionalmente nesta data (17/03), não haverá contabilização de dados de casos suspeitos ou descartados”.

TRANSMISSÃO

A SMS alerta que a transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro.

Toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos, também transmite o vírus.

O período médio de incubação do Coronavírus (intervalo entre a data de contato com o vírus e o início dos sintomas) é de 5 a 14 dias.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas são: Febre; Tosse seca; Dificuldade para respirar; Insuficiência renal, em casos mais graves.

Se apresentar sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde. Baixe o app Coronavírus-SUS (Android/iOS ) e encontre a UBS mais próxima.

PRECAUÇÕES

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados que as pessoas devem tomar para se prevenir contra o Coronavírus:

- Lave as mãos várias vezes com água e sabão ou álcool gel. Lave os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas.

- Limpe os objetos mais manuseados com álcool gel.

- Mantenha os ambientes sempre ventilados e arejados.

- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável.

O que NÃO deve ser feito:

- Não compartilhe objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares.

- Não toque no nariz, boca ou olhos antes de lavar as mãos.

- Evite lugares com muita gente.

- Não cumprimente as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

TRATAMENTO

Assim que os sintomas surgirem, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Juntamente com as orientações do especialista, algumas medidas simples podem ajudar, como:

- Fazer repouso;

- Beber bastante água;

- Tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse;

- Usar umidificador de ar.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba