De acordo com a chefe de Seção da Vigilãncia Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Cristiane de Almeida Alves:  "Se você viajou para países com circulação do coronavírus nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas. Ligue antecipadamente para o serviço médico que for procurar e informe a seus sintomas e história de viagem.

No atendimento SUS dê preferência a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ligue para o telefone 3273-7450 e peça para falar com o enfermeiro de plantão, ou ligue para o 3904-1505 na Vigilância Epidemiológica. 

Quais são os sintomas do coronavírus ?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como se prevenir do coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

OBSERVE OS PRINCIPAIS CUIDADOS A SEREM TOMADOS EM RELAÇÃO AO CORONAVÍRUS:

Faça seu comentário!