A Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba (SMS) registrou dois casos positivos para raiva em morcegos no município. Os casos aconteceram em dezembro do ano passado.

Um morcego foi coletado no Bairro Alto das Oliveiras e outro no Centro.

A Vigilância em Saúde, por meio do setor de Controle de Zoonoses, reforça as orientações a toda população.

As pessoas não devem tocar no morcego se encontrarem caído no chão, desorientado, voando de dia, com dificuldade para voar, agressivo ou morto. Esse animal pode ter raiva, e raiva é uma doença grave.

O vírus que causa a raiva está presente na saliva dos animais doentes. O risco de infecção ocorre após a mordedura, arranhadura ou até mesmo contato com animais doentes.

Sempre que possível acionar a Vigilância Sanitária nos telefones 3273-1022 ou 3904- 1483, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas para recolhimento do animal.

Se encontrar um morcego caído no chão, o morador pode tentar aprisionar o animal com um balde ou bacia virada para baixo com um peso acima para que ele não consiga fugir.

É importante lembrar que se uma pessoa tocou ou teve contato direto com um morcego deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para vacinação.

Se for constatada a presença de morcego, isolar os animais domésticos, para que não tenham contato com o morcego. Caso seu cão ou gato entre em contato com o morcego, comunique a Vigilância Sanitária.

Manter a vacinação dos animais de estimação, cães e gatos atualizada evita a proliferação da raiva, independente de eles morarem em casa ou apartamento.

São necessárias tomar algumas precauções. Não devemos criar uma situação de pânico. A orientação tem o objetivo reforçar medidas importantes de prevenção e cuidados que devem ser tomados sempre.

A colaboração da comunidade é muito importante para que nenhuma pessoa seja infectada.

O morcego é um dos grandes responsáveis pelo equilíbrio ambiental contribuindo para a polinização, ajudando a dispersar sementes e a controlar a população de insetos. Por isso, não se justifica sair à caça para matar o animal como se todos os indivíduos fossem uma ameaça. Matar estes animais é crime. O alerta é sobre os animais que apresentam comportamento que levante suspeita da doença. As pessoas precisam respeitar o animal que está em árvores ou voando.

Para mais informações ligar para a Vigilância Sanitária pelos telefones: 3273-1022 ou 3904-1483.

Faça seu comentário!