O Hemepar de Telêmaco Borba conclama os doadores de sangue para atender a demanda existente nos últimos dias, especialmente final de 2019 e início de 2020.

O apelo é do coordenador do Hemepar local, Marcelo Augusto Lucca Conrado, que enaltece que toda contribuição será bem-vinda.

“A Unidade de Coleta e Transfusão de Telêmaco Borba (Banco de Sangue) está enfrentando a falta de sangue para atender o alto número de transfusões ocorridas nos últimos 15 dias, principalmente dos tipos A e O (negativos e positivos) ”, explica Marcelo.

O Banco de Sangue estará aberto somente pela manhã (das 8 às 10 horas) até o dia 16 de janeiro e do dia 20 de janeiro até o dia 3 de fevereiro somente no período da tarde (das 13 às 15 horas). Estes horários restritos se dão devido às férias dos médicos.

Atenção para os requisitos no momento da doação de sangue:

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Deve estar com bom estado de saúde.

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Importante apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros).

O Hemepar está localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1905 – Bairro Alto das Oliveira, anexo ao Hospital Regional, fone 3272-3743.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba