Os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento de Telêmaco Borba (UPA) estão contando um novo aparelho de Raio X. Trata-se de um Raio X Digital que está entre os mais modernos sistemas de raios-x.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investiu R$ 134 mil para a nova aquisição que vai oportunizar aos pacientes melhor qualidade de imagem, agilidade nos exames e redução no tempo de espera.

Outra vantagem é a não utilização de químicos, sendo um equipamento ecologicamente correto. Com ele também não há necessidade da impressão das imagens, o que resulta em economia para o município e aumenta a possibilidade da realização de mais exames.

As imagens ficam armazenadas em computador e os profissionais e os pacientes poderão acessar com senhas individuais seus exames.

As imagens, de acordo com o gestor da UPA Dalton Heitkoeter, são em tempo real e com segurança. “O equipamento nos possibilita que o exame seja visto pelo médico logo após sua realização, o mesmo também é encaminhado para as Unidades Básicas e para o Instituto Dr. Feitosa, agilizando todo um atendimento”, explicou.

Dalton disse que a intenção é disponibilizar os exames para hospitais de outras cidades. “Essa tecnologia nos possibilita isso, além de podermos adicionar o exame no prontuário do paciente pelo sistema IDS Saúde”, ressaltou.

Para a técnica em radiologia, Eliane Cristina Maciel, a aquisição do equipamento foi um avanço. “Nosso trabalho melhorou muito. A resolução das imagens, a agilidade e a redução do tempo também melhoraram”, enfatizou.

O equipamento que a UPA usava para a realização de exames tinha uma excelente qualidade, porém a revelação analógica, com uso de uma processadora semi-automática precisava de revelação química, além da qualidade dos filmes revelados que não estava atendendo as necessidades do corpo clínico.

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba