Os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento de Telêmaco Borba (UPA) estão contando um novo aparelho de Raio X. Trata-se de um Raio X Digital que está entre os mais modernos sistemas de raios-x.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investiu R$ 134 mil para a nova aquisição que vai oportunizar aos pacientes melhor qualidade de imagem, agilidade nos exames e redução no tempo de espera.

Outra vantagem é a não utilização de químicos, sendo um equipamento ecologicamente correto. Com ele também não há necessidade da impressão das imagens, o que resulta em economia para o município e aumenta a possibilidade da realização de mais exames.

As imagens ficam armazenadas em computador e os profissionais e os pacientes poderão acessar com senhas individuais seus exames.

As imagens, de acordo com o gestor da UPA Dalton Heitkoeter, são em tempo real e com segurança. “O equipamento nos possibilita que o exame seja visto pelo médico logo após sua realização, o mesmo também é encaminhado para as Unidades Básicas e para o Instituto Dr. Feitosa, agilizando todo um atendimento”, explicou.

Dalton disse que a intenção é disponibilizar os exames para hospitais de outras cidades. “Essa tecnologia nos possibilita isso, além de podermos adicionar o exame no prontuário do paciente pelo sistema IDS Saúde”, ressaltou.

Para a técnica em radiologia, Eliane Cristina Maciel, a aquisição do equipamento foi um avanço. “Nosso trabalho melhorou muito. A resolução das imagens, a agilidade e a redução do tempo também melhoraram”, enfatizou.

O equipamento que a UPA usava para a realização de exames tinha uma excelente qualidade, porém a revelação analógica, com uso de uma processadora semi-automática precisava de revelação química, além da qualidade dos filmes revelados que não estava atendendo as necessidades do corpo clínico.