Será neste sábado (14), mais uma etapa da campanha de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

Com o slogan “10 minutos contra a dengue – Tire esse tempinho para acabar de vez com a dengue”, a ação terá continuidade com a coleta de resíduos em mais oito bairros do município.

Os moradores do BNH, São Roque, Jardim Kroll, Jardim Bona Vila, São Francisco, Jardim Europa, Jardim São Felix e Jardim São Rafael deverão fazer uma vistoria no quintal e retirar todos os resíduos que possam acumular água. Os materiais devem ser colocados na frente de suas casas para que o caminhão possa recolher.

A coleta começa às 8 horas e não serão recolhidos entulhos de construção e madeiras.

A campanha visa eliminar os criadouros do mosquito nas residências, pois a maior parte dos foco de dengue são encontrados dentro dos imóveis. Toda fonte de água parada é potencial criadouro. Calhas entupidas, vasos de flores, vasos sanitários com pouco uso, ralos, resíduos espalhados no quintal, garrafas e recipientes armazenados de boca para cima, reservatório de água de geladeiras, de ar condicionado, caixas d’água mal tampadas, potes de água de animais que não sejam lavados semanalmente.

Vale lembrar que a SMS orienta que apenas 10 minutos de cuidado semanais em nossas casas são suficientes para manter o ambiente livre do Aedes.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2015 foram confirmados 11 casos autóctones e 13 importados, em 2016 - oito casos autóctones e 10 importados, em 2018 somente um caso importado foi registrado e, neste ano três casos autóctones e seis importados foram notificados no município.

O mutirão realizado no sábado (7), nos bairros bairros Jardim Bandeirantes, Jardim Progresso e áreas 3 e 7, coletou oito caminhões de resíduos.

 

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba