O mutirão de coleta de resíduos que acumulam água realizado nos bairros Jardim Bandeirantes, Jardim Progresso e áreas 3 e 7, no sábado (7), recolheu oito caminhões de resíduos.

A ação faz parte campanha de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya que tem o slogan “10 minutos contra a dengue – Tire esse tempinho para acabar de vez com a dengue”.

A campanha visa eliminar os criadouros do mosquito nas residências, pois a maior parte dos foco de dengue são encontrados dentro dos imóveis. Toda fonte de água parada é potencial criadouro. Calhas entupidas, vasos de flores, vasos sanitários com pouco uso, ralos, resíduos espalhados no quintal, garrafas e recipientes armazenados de boca para cima, reservatório de água de geladeiras, de ar condicionado, caixas d’água mal tampadas, potes de água de animais que não sejam lavados semanalmente.

A SMS orienta que 10 minutos de cuidado semanais em nossas casas são suficientes para manter o ambiente livre do Aedes.

Em Telêmaco Borba, de acordo com dados da SMS, em 2015 foram confirmados 11 casos autóctones e 13 importados, em 2016 – oito casos autóctones e 10 importados, em 2018 somente um caso importado foi registrado e, neste ano três casos autóctones e seis importados foram notificados.

A ação continua neste sábado (14) nos bairros BNH, São Roque, Jardim Kroll, Jardim Bona Vila, São Francisco, Jardim Europa, Jardim São Felix e Jardim São Rafael.

A coleta de resíduos foi realizada pela equipa da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e acompanhado pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Faça seu comentário!