A Caminhada foi uma das ações de conscientização e alerta para as mulheres

As mulheres aderiram, e o saldo do Outubro Rosa foi positivo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foram 880 coletas de preventivos e 610 mamografias realizadas durante o mês, mais que o dobro comparando com o mês de setembro, quando foram realizadas 398 preventivos e 273 mamografias.

A Campanha contou também com ações nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Clínica da Mulher com palestras, orientações, caminhada e entrega de material informativos para as mulheres.

Os profissionais de saúde também tiveram atividades durante o mês. A Secretaria de Saúde realizou uma capacitação e atualização para médicos e enfermeiros.

A adesão à Campanha, na avaliação da enfermeira e chefe da Divisão de Saúde Pública Marlise Marcondes Lopes, foram as divulgações nos meios de comunicação e os horários estendidos para o atendimento. “Mais mulheres procuraram pelos exames e nós acreditamos que as redes sociais, rádio e as informações do site da Prefeitura foram fundamentais para o sucesso do Outubro Rosa”, destacou.

Os exames preventivos são importantes para o diagnóstico precoce e a conscientização das mulheres é fundamental, para que em caso de algum problema constatado, o encaminhamento seja feito o mais rápido possível.

Outro fator que contribuiu para as mulheres aderirem a Campanha foi a participação de parceiros (Colégio Wolf Klabin/Fateb/OAB/IDF/SiiM/Hospital Moura/Klabin/Regional de Saúde). “A união de todos esses parceiros ajudou na divulgação, contribuindo para que mais mulheres procurassem pelos serviços de saúde para realizar a coleta e marcar a mamografia no mês especial de prevenção à saúde da mulher”, enfatizou Marlise.

Vale lembrar que os exames são rotina dos serviços da SMS durante todo o ano, tanta para mulheres quanto para os homens.

Nesta sexta-feira (8), ainda dentro do cronograma da Campanha, será realizada a capacitação para técnicos de enfermagem.