A Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba instituiu através da portaria nº 008/2019, de 30 de setembro,  a Comissão de Farmácia e Terapêutica, com a finalidade de estabelecer procedimentos, orientações e recomendações relacionados aos medicamentos no município.

Com o trabalho da comissão a secretaria pretende melhorar o fluxo de distribuição e estar atualizando frequentemente os profissionais de saúde a fim de promover o uso racional e seguro dos medicamentos.

A Comissão de Farmácia e Terapêutica  é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das estratégias para monitorar e promover a qualidade no uso dos medicamentos, com segurança e efetividade.

Dentre as atribuições, a comissão irá analisar situações de uso inadequado de medicamentos do município, bem como propor e desenvolver ações que possam colaborar para sua resolução. Elaborar documentos técnicos e informativos para divulgação ao público interno e externo à secretaria municipal de saúde de Telêmaco Borba. Elaborar pareces técnicos utilizando como referências as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Promover ações que estimulem o uso racional de medicamentos e atividades de farmacovigilância. Atualizar a Relação Municipal de Medicamentos, dentre outras.

 “A comissão é um marco na organização da assistência farmacêutica municipal, além de trabalhar com as questões da logística dos medicamentos também vai estar atuando com educação permanente dos nossos profissionais da secretaria de saúde”, exalta o secretário de Saúde Dr. Ede Pukanski.

A comissão iniciou os trabalhos nesse mês de outubro e está composta por uma equipe multiprofissional, técnicos da secretaria de saúde que quando julgarem  necessário poderão ser solicitados um parecer externo de um consultor especialista no tema em análise.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba