A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciada no dia 7 de outubro terá o dia D neste sábado (19).  Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão ministrando a vacina exclusivamente contra a doença.

O público alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Elas terão o cartão de vacinas analisados e serão vacinados conforme esquema básico de vacinação

A campanha que será encerrada na sexta-feira (25) não tem meta para alcançar, mas a expectativa é que os responsáveis levem os filhos nessa faixa etária até uma UBS para que sejam imunizados contra o Sarampo.

 

Importância da vacina

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Visando reduzir os índices, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do Sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Desde o início do ano, foram distribuídas 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de ‘dose zero’ a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

 

Dados de Sarampo no Paraná

O Informe Epidemiológico semanal divulgado na quinta-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde mostra o crescimento exponencial de casos confirmados, 103 pessoas moradoras do Paraná tiveram ou estão com sarampo. 80 casos são da Curitiba e outros 18 na região metropolitana. As cinco confirmações restantes estão em Jacarezinho (1), Ponta Grossa (1), Maringá (2) e Rolândia (1).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

 

Fonte: Assessoria PMTB com AEN e Ministério da Saúde

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba