Profissionais da área de saúde de Telêmaco Borba e região participaram durante o dia todo, desta quarta-feira, 9, no Auditório da Fateb – Faculdade de Telêmaco Borba, da Capacitação Outubro Rosa/Novembro Azul.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Saúde Dr. Ede Pukanski e da chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

A Capacitação faz parte da Campanha Outubro Rosa/Novembro Azul promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde do Município, que teve seu início com a caminhada no dia 1º de outubro e no decorrer do mês, estão sendo intensificadas com a coleta do preventivo nas unidades básicas de saúde.

Uma equipe multiprofissional que tratou de assuntos referentes a saúde da mulher e do homem por meio da contribuição de profissionais na área de ginecologia, urologia, odontologia e educação física.

A programação iniciou com as orientações prestadas pela Dra. Simone Feitoza que tratou o tema “Técnica de coleta de colpocitológico (preventivo); análise de laudos do exame; conduta diante de corrimento vaginal e cervicite (inflamação do colo uterino)”.

Posteriormente a Dra. Annelise Galdino abordou a respeito de colposcopia (exame do colo de útero por um aparelho denominado colposcópio) e seguimento de CA (câncer) de colo uterino.

A médica generalista, Dra. Circe Loureiro Nunes, responsável pelo Ambulatório Municipal de Controle ao Tabagismo, alertou para a redução de prevalência do tabagismo e as DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) e encerrando a série de palestras da manhã, a Dra. Kassia Mahfouz Yamamoto, salientou a quanto ao exame clínico das mamas; análise dos laudos de mamografias e laudos online.

No período da tarde houve mais quatro palestras. Inicialmente, o Dr. Paulo Marcelo Nocera, chefe da Seção de Atendimento Médico Odontológico, pontuou cuidados quanto ao câncer bucal.

O médico urologista, Dr. Eduardo Fernandes, prestou esclarecimentos dos cuidados para com a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata.

As educadoras físicas Kessany Carvalho e Ziza Pukanski promoveram o incentivo a atividade física: uma promoção à saúde da mulher e do homem

Finalizando a capacitação, a Dra. Ana Carolina Pinho Nocera destacou quanto é importante o Planejamento Familiar e os métodos contraceptivos.

“Além deste atendimento à população com horário diferenciado, houve esta capacitação para os servidores da saúde estarem oferecendo cada vez mais um tratamento de qualidade”, explicou a chefe da divisão em saúde, Marlise.

O evento de iniciativa da Prefeitura de Telêmaco Borba por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde contou com a parceria da 21ª Regional de Saúde, Hospital Moura, IDF – Instituto Dr. Feitosa, Clínica Siim, OAB Subseção Telêmaco Borba, CEWK – Colégio Estadual Wolff Klabin, Indústrias Klabin e Fateb -   Faculdade de Telêmaco Borba.

Foto – Alguns registros durante a capacitação para os servidores em saúde de Telêmaco e região.