A administração municipal de Telêmaco Borba, por meio do prefeito Dr. Marcio Matos, parabeniza os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias pelo seu dia, celebrado hoje, 4 de outubro.

“Eu, com mais de 40 anos na medicina, sei da importância do trabalho na base, como é feito pelos agentes. Eles têm todo o cuidado em verificar as necessidades do nosso povo e levar a orientação e ao encaminhamento para que tenham saúde e qualidade de vida. Meus parabéns a todos vocês”, disse o prefeito.

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, os agentes têm sido fundamentais na promoção a saúde, atendendo especialmente aqueles que encontram maior dificuldade de ter acesso a uma consulta, exame e até mesmo uma cirurgia. São eles os que primeiro conhecem a realidade de cada um e informam aos setores competentes na saúde para que recebam o tratamento adequado.

Neste trabalho permanente de prevenção são eles que estão nos imóveis orientando os munícipes sobre as medidas para evitar a dengue e outras doenças.

De acordo com a chefe de Divisão de Saúde Pública, a Secretaria de Saúde conta com o auxílio de aproximadamente 130 agentes, entre agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Atuam nas 16 unidades básicas de saúde que estão situadas nos bairros: Triângulo, Bandeirantes, Área 6, Área 2, Jardim Alegre, Vila Izabel, Vila Esperança, Bela Vista, Centro, Marinha, Santa Rita, Cem Casas, CAIC, BNH, Alto das Oliveiras e Socomin.

 “Eles sã o elo entre as unidades de saúde e a vigilância com a comunidade. Transmitindo orientações, realizando busca ativa, quando alguém falta em alguma vacina ou consulta de pré-natal, na realização de um exame. O agente participa em todos os ciclos da vida, da gestante ao idoso”, reconhece Marlise.

O grupo de agentes comunitários que atua em Telêmaco Borba é composto em sua maioria por mulheres e em menor percentual homens, que prestaram concurso público e desempenham suas funções atendendo a uma demanda populacional de cerca de 80 mil habitantes.

 

Faça seu comentário!