A Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba divulgou nesta quinta-feira, 26 de setembro, o cronograma de intensificação das coletas de preventivos e testes rápidos que serão realizados ao longo da Campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Essas ações iniciarão no dia 2 de outubro nas UBSs do Jardim Bandeirantes, Triângulo e Santa Rita e encerram-se no dia 26 de outubro nas UBSs da Área 2, Área 6, Marinha, Santa Rita, Socomin, Vila Esperança e Vila Izabel.

Antes, no dia 1º de outubro, terça-feira, ocorre a Caminhada Azul e Rosa, às 15h30 com a saída em frente à Rodoviária e término na Praça Dr. Horácio Klabin, em frente à Prefeitura. A organização solicita que os participantes possam usar a vestimenta nas cores azul ou rosa.

Toda mobilização faz parte da campanha que alerta e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata, que tem como tema: “Vamos tocar juntos nesse assunto”.

Para o secretário de Saúde, Dr. Ede Pukanski, a Administração Municipal tem intensificado os trabalhos de promoção a saúde e prevenção a doenças.

“Importante a prevenção e neste momento de campanha para alertarmos e despertarmos a população. O ideal é que os cuidados sejam rotineiros. Estamos com as UBSs estruturadas para atendimento o ano todo, principalmente do preventivo das mulheres que são feitos em todas as unidades”, frisou Ede.

A chefe da Divisão em Saúde Pública, Marlise Marcondes, destaca ainda que no dia 9 de outubro ocorrerá uma capacitação regional para profissionais da saúde (médicos e enfermeiros), das 8 às 17 horas, na Fateb e no dia 8 de novembro, no mesmo horário, uma capacitação para técnicos em enfermagem na OAB Telêmaco Borba.

Além da Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde atuam como parceiros nesta campanha Outubro Rosa e Novembro Azul a 21ª Regional de Saúde, Hospital Moura, IDF – Instituto Dr. Feitosa, Clinica Siim, OAB Subseção Telêmaco Borba, CEWK (Colégio Estadual Wolff Klabin), Klabin e Fateb.

Acompanhe o Cronograma de preventivos e testes rápidos da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul: