O CAPS- Centro de Atenção Psicossocial de Telêmaco Borba desenvolverá no dia 10 de setembro, terça-feira, uma caminhada com o tema Setembro Amarelo. “Trata-se de uma mobilização que servirá de alerta a população com relação a prevenção de suicídio”, explica a coordenadora do CAPS, a terapeuta ocupacional, Cristina Antunes de Almeida.

Segundo ela, o momento será oportuno para distribuir folders de orientações com relação ao tema e a participação da população em participar do ato e das ações é fundamental.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.

Os dados são alarmantes. Segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e Aids.

De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. E, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.

“E para alertar e conscientizar a população sobre este assunto é que o CAPS desenvolverá esta caminhada. Reiteramos o convite a toda população a reunir-se conosco. A concentração dos participantes será no CAPS, sito a Avenida Ozório de Almeida Taques, 126 às 9 horas, solicitamos aos participantes utilizarem camiseta amarela”, reforça Cristiana.

Atenção para os contatos úteis que a população poderá solicitar ajuda em caso de depressão e desejo de suicídio.

 Contatos telefônicos para buscar ajuda:

Centro de Atenção Psicossocial – 3904-1486/3904-1824

Unidades Básicas de Saúde – Buscar a UBS mais próxima no seu bairro

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - 192

Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188

 

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba