As crianças com seis meses de vida deverão ser vacinadas contra o sarampo. Em Telêmaco Borba todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão ministrando a dose, das 8 às 17 horas. É importante os pais levarem a carteirinha de vacinação.

O Brasil registrou 1.680 casos confirmados de Sarampo. Atualmente, se encontram em situação de surto as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Piauí e Paraná. O Paraná tem dois casos confirmados até o momento.

Com o intuito de reforçar as ações contra o sarampo e reduzir a incidência e gravidade da doença nos menores de um ano de idade, neste momento, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação das crianças de seis a 11 meses de idade contra o Sarampo, com uma dose da vacina tríplice viral.

Esta ação se justifica devido ao risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade pelo Sarampo neste grupo e a necessidade de oferecer proteção a esses bebês, uma vez que, nos últimos 90 dias, houve registro de 228 casos confirmados de sarampo nos menores de um ano.

Como nosso Estado encontra-se em situação de alerta, para as crianças de nove meses de idade que necessitam ser vacinadas para a Febre Amarela, será dado prioridade para a vacina contra o Sarampo (tríplice viral) e agendado a vacina contra a Febre Amarela com intervalo de 30 dias, visto que estas duas não podem ser administradas juntas em menores de dois anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que essa é uma oportunidade para que os pais e familiares também confiram seu cartão vacinal e coloquem suas vacinas em dia.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba