Doses que sobraram serão liberadas para toda comunidade, a partir de segunda (3/6)

A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira (31) para o público-alvo. A partir desta segunda-feira (3/6), as doses que sobraram estarão disponíveis para toda população e nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Em Telêmaco Borba, das 22.265, 18.304 (82,21%) das pessoas dos grupos prioritários que são crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes, puérperas; idosos; povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares foram imunizados.

A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é com as crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes, que apresentam respectivamente apenas 77,26% e 75,78% de cobertura vacinal. É de extrema importância que os pais façam sua parte e garantam a prevenção aos seus filhos.

A recomendação da SMS é para que este público compareça aos postos para receber a dose, com documento e a caderneta de vacinação.  

De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), no Paraná, a cobertura vacinal, os idosos e os funcionários do sistema prisional foram os que mais procuraram os postos para a vacinação, chegando a 100% do público imunizado no Paraná. Os indígenas registram 96% e as puérperas, 90%. Os demais grupos apresentam cobertura vacinal entre 60% e 89%.

 

Casos

O boletim sobre a situação da gripe influenza no Paraná divulgado na quarta-feira (29) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 133 casos confirmados, com 37 mortes. São seis óbitos a mais que na semana anterior.

Os casos aconteceram em Almirante Tamandaré (menino de 1 ano), Paranavaí (homem de 49 anos), Santa Terezinha de Itaipu, (mulher de 60 anos), Paranaguá (mulher de 75 anos), Curitiba (homem de 76 anos) e Foz do Iguaçu (homem de 91 anos).

Influenza

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.

*Com dados da AEN

 

 

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba