O Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao COVID-19 (COMCOVID-19) informa que em Telêmaco Borba, no dia 27 de maio, existem 29 casos confirmados de COVID-19 na cidade, sendo que destes, 24 já receberam alta médica e um caso veio a óbito. Ainda existem 339 casos descartados e mais 32 aguardando resultados. É importante ressaltar que os casos citados foram notificados e investigados.  E conforme protocolo são confirmados por exame laboratorial ou critério clínico epidemiológico.

O COMCOVID-19 destaca que tratam-se de casos devidamente notificados com sintomas respiratórios. A Secretaria Municipal de Saúde informa que vem monitorando continuamente os casos e assim que tiver um resultado enviado do LACEN divulgará as informações ao público.

Os dados aqui apresentados são os casos validados como suspeitos de COVID-19 pela Regional de Saúde e setor de Epidemiologia do município.

ÓBITO

O COMCOVID-19 informa que o paciente que veio a óbito tinha 68 anos. Ele tem histórico de doença cardiovascular crônica. Ele deu entrada no Hospital Regional de Paranaguá no dia 19 de maio, levado pela Ecovia, após ter um mal súbito e colidir com seu caminhão.

Segundo informações dos registros hospitalares, ele relatava apresentar sintomas gripais há cerca de 10 dias, com piora nos três dias anteriores ao internamento.  A doença evoluiu com piora do quadro, necessitando de ventilação mecânica.  Diante do quadro, ele realizou teste rápido no dia 20 de maio, com resultado reagente. E o diagnóstico foi confirmado com coleta de PCR.  O paciente entrou em óbito na data de hoje.

A sua família está sendo monitorada. Dois contatos apresentaram sintomas. Sendo um resultado positivo e um negativo. Seu contato com resultado positivo está evoluindo bem e passará por avaliação médica para alta amanhã, 28 de maio.

TELEATENDIMENTO

O COMCOVID-19 ressalta que é importante a colaboração da população para que procure se manter em casa e que só saia em casos estritamente necessários. Em caso de dúvidas sobre o Coronavírus, a Prefeitura destina uma central de teleatendimento pelos números: 3904-1644 / 3273-3316 / 99908-0228 / 99908-0265.

Atualizado no dia 27 de maio, às 16 horas