A Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba promoverá dia 28 de março (quinta-feira), no Auditório Iolanda Dalécio da Secretaria Municipal de Educação, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, sob o tema: “Democracia e Saúde”, das 8h às 17h30.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, três eixos serão trabalhados, são eles: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento.

Poderão participar como membros da 13ª Conferência Municipal de Saúde, todas as pessoas, entidades ou instituições na condição de delegados, observadores e convidados.

Durante a 13ª Conferência Municipal de Saúde será realizada a “eleição dos novos Conselheiros Municipais de Saúde”, na forma de voto secreto. O Conselho Municipal de Saúde é composto por 16 conselheiros.

O prazo máximo para as inscrições das instituições candidatas a uma vaga no Conselho Municipal de Saúde expira às 17h30 do dia 25 de março (segunda-feira), e deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, sito a Rua Prudente de Moraes, 109 – Alto das Oliveiras com Denise Diniz Brizola ou Alex Eduardo dos Santos.

Pré-Conferências de Saúde

Anteriormente à conferência, ocorrerão nos dias 14, 15, 18, 19 e 20 de março, as pré-conferências, nas áreas abrangentes do  Programa ESF (Estratégia de Saúde da Família) as quais contemplam todos os bairros da cidade, com objetivo de levantamento de propostas que serão levadas na Conferência e inscrição de delegados que representarão o segmento de usuários, nas datas/locais e horários definidos:

Pré-conferência Trabalhadores e Prestadores

Importância da participação na conferência

De acordo com a Lei Estadual nº 10913 a Conferência Municipal de Saúde é o fórum municipal de debate sobre saúde, aberto a todos os segmentos da sociedade municipal e tem a finalidade de avaliar as necessidades de saúde do Município; fixar as diretrizes gerais da política Municipal de Saúde; indicar e homologar as instituições, órgãos e entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, para o período de quatro anos.

O regimento e a resolução referentes a 13ª Conferência Municipal de Saúde estão publicados na Edição 1319 do Boletim Oficial do dia 08 de março.