Com o objetivo de alertar sobre a importância da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, está desenvolvendo um trabalho de orientação direcionada às empresas e seus colaboradores.

Os trabalhos são direcionados para a manutenção do esquema vacinal do adulto de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde.

As visitas tiveram início neste mês de fevereiro e oito empresas já receberam orientação sobre o assunto. A vacina é fundamental, pois além de se proteger, ela evita a transmissão para outras pessoas que não podem ser vacinadas.

A preocupação da SMS, e com a vacinação contra a Febre Amarela, pois já foram confirmados casos da doença no Estado do Paraná. Pessoas que fazem viagens frequentes, caminhoneiros, trabalhadores de área rural, corte de eucalipto e todo trabalho na área de mata são os grupos de maior risco, porém toda a população de 9 meses até 59 anos deve ser vacinada.

Os demais grupos, como gestantes, idosos e pessoas com doenças específicas dependem de avaliação médica.

Se você tem dúvida sobre o esquema vacinal pode ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, solicitando um Atestado de Vacina. Para gerar o atestado ele deverá comprovar o esquema vacinal em dia de acordo com o Calendário do Ministério da Saúde através da sua carteirinha ou atualizar seu esquema vacinal.

A SMS conta com 16 salas de vacina nas UBSs dos bairros com atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Manter o esquema vacinal é de extrema importância também para os adultos, destacou a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária Kátia Cristiane de Almeida Alves. “Alertamos a todos que regularizem a situação vacinal, e mantenham o documento do comprovante de vacinação”, reforçou.

 

Vacinas disponibilizadas gratuitamente a adultos de 20 a 59 anos são:

Vacina Prevenção Doses
Hepatite B Contra a Hepatite B *** 3 doses, de acordo com a situação vacinal
Febre Amarela Contra a Febre Amarela *dose única, verificar situação vacinal
Tríplice viral

Contra sarampo, caxumba e rubéola

**Se nunca vacinado: 2 doses (20 a 29 anos) e 1 dose (30 a 49 anos).

Dupla adulto (DT) Contra difteria e tétano

*** 3 doses de acordo com a situação vacinal e reforço a cada 10 anos.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba