Três casos de Febre Amarela foram confirmados no Estado. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, um dos casos confirmado foi em Antonina, mas o local provável de infecção do vírus tenha sido Guaraqueçaba, os outros dois são autóctone de Adrianópolis.

Em Telêmaco Borba a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da vacina, que é a melhor forma de prevenção. A vacina contra a Febre Amarela está disponível nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que atendem de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Todas as pessoas de 9 meses a 59 anos de idade devem ter uma dose de vacina contra a febre amarela. Desta forma, a população nessa faixa etária que nunca foi vacinada deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser imunizada. É importante levar o Cartão de Vacina.

 

Sintomas

Os sintomas iniciais da doença são febre alta de início súbito, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. O problema é que esses sintomas “se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue”.

Esse é um dos motivos para que a população, em primeiro lugar, tome a vacina – disponível em todo Paraná – e, depois, procure atendimento médico aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba