A campanha de vacinação contra a gripe, terminou na sexta-feira (9), após essa data a Secretaria de Estado da Saúde orienta os municípios que intensifiquem a imunização dos grupos prioritários e estendam a oferta da vacina para públicos específicos.

A recomendação é estender a vacina para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua. A recomendação dos novos públicos foi decidida na reunião da Comissão Estadual de Infectologia, realizada pela Secretaria da Saúde na quinta-feira (8), em Curitiba.

Em Telêmaco Borba, a meta de 90% de cobertura da população alvo foi alcançada. O grupo das crianças foi o último a atingir a meta. Das 4.975 crianças menores de 5 anos, 4.521 receberam a vacina, totalizando 90,87% da cobertura.

No município, a vacina para os motoristas e cobradores serão articulados com a empresas locais e será realizada a vacinação em loco para facilitar o processo, porém pela questão de horários nem todos serão vacinado no local.

Para o cuidador de pessoas vulneráveis é necessário comprovar que é cuidador de um doente vulnerável, através de indicação médica por receita. Sempre deve ser registrado o nome do paciente que a pessoa cuida.

Uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, deverá garantir a vacina para a população de rua. As equipes farão uma abordagem de orientação às pessoas que vivem na rua para que elas se dirijam as unidades para serem vacinados.

 

Faça seu comentário!