A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, detectou infestação de carrapatos em algumas localidades do município.

Para evitar que esses animais infestem outras localidades, a Vigilância está monitorando esses locais e esclarecendo aos munícipes sobre a biologia desses animais, além de orientar e esclarecer os procedimentos para a realização do controle e eliminação.

Os carrapatos não são insetos, são artrópodes pertencentes à classe Arachinida, como as aranhas e escorpiões. Os carrapatos ocorrem em quase todos os continentes. São ectoparasitos (parasitas externos) de vertebrados (mamíferos, répteis, aves e anfíbios), ocorrendo em animais silvestres, domésticos e mesmo o homem, alimentando-se do sangue (hematófagos). Existem 2 fases de vida: fase de parasitismo (no hospedeiro) e fase de vida livre (solo, tocas, buracos, ninhos e vegetação).

Vale ressaltar que quando um local apresenta-se infestado apenas 5% dos carrapatos estão no corpo do animal. Os demais 95% encontram-se no ambiente nas suas formas imaturas (ovos, larvas e ninfas). Dessa forma, para um tratamento eficaz, tanto o animal como o ambiente devem ser tratados simultaneamente, a partir de aplicação local com carrapaticida específico para cada finalidade.

Manter a vegetação de jardins e quintais aparada pode auxiliar no controle da infestação nas residências, associada ao tratamento local. Para o controle adequado, deverá haver orientação de um profissional médico veterinário de sua confiança.

 

Ciclo de vida

Os carrapatos possuem ciclo de vida que inclui as fases de: ovo-larva-ninfa e adulto.

Após ingerir sangue de um hospedeiro, a fêmea se desprende do mesmo e deposita milhares de ovos, geralmente no ambiente, morrendo em seguida.

Em condições satisfatórias de temperatura e umidade, ocorre a incubação (entre 30 a 40 dias, aproximadamente) e, após este período, as larvas eclodem.

As larvas oportunamente fixam-se em um hospedeiro (normalmente de pequeno porte), realizam repasto sanguíneo, desprendem-se deste, caem no ambiente e após 10 dias, em média, realizam a ecdise (muda) para o estágio de ninfa.

Após cerca de 3 semanas, as ninfas já estão prontas para alimentação em hospedeiro de pequeno porte.

Quando alimentadas, estas ninfas caem no solo e realizam ecdise transformando-se em adultos.

Em um hospedeiro (normalmente de grande porte), macho e fêmea adultos acasalam e a fêmea alimenta-se de sangue, iniciando um novo ciclo.

 

Combate eficaz ao carrapato

  • Evitar sentar ou deitar em gramados nas atividades de lazer como caminhadas, piqueniques ou pescarias;
  • Manter pastos, lotes vazios e gramados sempre limpos, cortados rente ao solo para que o sol possa aumentar a temperatura e diminuir a humidade no ambiente do carrapato reduzindo o seu tempo de vida;
  • Vistoriar o corpo do seu animal doméstico com frequência, principalmente quando estiver inquieto e com muita coceira, e lave com frequência os abrigos (casinha e caminha) dos cães e gatos;
  • Utilizar periodicamente carrapaticidas em cães, bois e cavalos conforme recomendações do profissional Médico Veterinário; Apenas uma aplicação pode não ser suficiente;
  • Não deixar seu cão ou gato circular próximo aos locais infestados, pois eles podem trazer os carrapatos para a sua residência; Mantenha-os dentro do seu quintal, sem acesso à rua; e, ao sair para caminhada, contê-los em coleira e alça guia.
  • Em caso de infestações em casa, a dedetização deve ser completa, incluindo paredes, muros e grama. Retire seus animais de estimação do local para realizar a aplicação do produto e sempre siga corretamente a especificação da bula do produto;
  • Não jogar lixo ou restos de alimentos em vias públicas, pois podem atrair animais como cães e gatos, que servem de hospedeiros para o carrapato e podem infestar o ambiente;

 

O combate inclui

No animal:

Banhos carrapaticidas indicados pelo médico veterinário. Quando a infestação é grande, repetir os banhos a cada 15 dias; Animais de pelos longos devem ser tosados no verão, época em que o calor e umidade fazem com que a incidência de carrapatos aumente muito;

No ambiente:

Uso de carrapaticidas: aplicar nos canis, casinha dos cães, frestas nas paredes ou pisos. Repetir o tratamento a cada 15 dias.

Uma opção caseira são aparelhos com jato de vapor d´água fervendo, o calor irá destruir todos os estágios do carrapato. Repetir o tratamento a cada 15 dias.  Se possível, fechar todas as frestas existentes nos canis ou paredes dos quintais, assim como no piso;

 

Importante

  • Filhotes, fêmeas gestantes e gatos não devem ser banhados com produtos carrapaticidas;
  • Consulte o veterinário antes de usar qualquer produto;
  • Banhos carrapaticidas devem ser dados com o cuidado de não permitir ao animal lamber o produto durante o banho. A ingestão pode causar intoxicação grave;
  • Animais com ferimentos abertos (feridas ou queimaduras) não devem ser tratados;
  • Quem aplica deve usar proteção no nariz e nas mãos. Não deixar o produto entrar em contato com o corpo.
  •  Deixe seus cães presos no pátio;
  •  Converse com os vizinhos para que todos façam o tratamento e cuidem dos animais;
  •  Não abandone cães infestados;
  • Os carrapatos preferem os cães, mas podem ser encontrados em outros animais, até mesmo no homem.
  • Os carrapatos podem ser potenciais vetores de doenças para os seres humanos e para o animais. Em casos suspeitos nos seres humanos procure a Unidade de Saúde mais próxima e se o seu cão foi infestado e apresentar algum sinal clínico que  chame sua atenção (apatia, falta de apetite, vômitos) procure imediatamente um médico veterinário.

Faça seu comentário!