Os agentes comunitários de saúde realizam buscas-ativas de escorpiões

 A presença de escorpiões em alguns bairros do município levou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a adotar algumas medidas de prevenção.

A Vigilância em Saúde está realizando nos bairros busca-ativa e orientando à população sobre os cuidados e prevenção de agravos à saúde causados pelos escorpiões.

Alguns cuidados podem ser fundamentais para evitar acidentes com esse animal peçonhento. Telar aberturas de ralos, pias e tanques; vedar frestas nas paredes, pisos e muros; tampar a soleira das portas com rodinho ou rolinho de areia; verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas; - manter o ambiente limpo e organizado; examinar roupas e calçados antes de usá-los; manter camas, sofás e berços afastados das paredes. Lençóis, cobertores e cortinas sem contato com o chão; não deixar acumular entulhos ou materiais de construção; manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar; remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros; manter fossas sépticas bem vedadas para evitar a passagem de baratas e escorpiões são algumas medidas importantes.

Em caso de acidente, a orientação é procurar um atendimento médico o mais rápido possível.

Se conseguir capturar o animal, tomando os cuidados necessários para evitar acidentes, leve-o até a unidade de saúde mais próxima ou até a Vigilância Sanitária.

O Ministério da Saúde não recomenda o uso de inseticidas para controle de escorpiões, pois eles não são efetivos. A dedetização das residências se faz necessária para que haja controle da proliferação de baratas, que são os alimentos preferenciais dos escorpiões.

Solicitações de vistorias e denúncias devem ser realizadas na Vigilância Sanitária Municipal – Rua Desembargador Edmundo Mercer Junior, 428 – Centro, Antigo SUS.

Faça seu comentário!