O Mutirão de Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya 2018 está com a programação definida. Todos os bairros terão o mutirão de limpeza que visa a eliminação de resíduos que possam acumular água.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), e começa nesta quarta-feira (21) no Bandeirantes, Área 3 e Jardim Progresso.

No dia anterior ao mutirão no bairro programado, os resíduos devem ser deixados em frente as casas para serem recolhidos pelas equipes da Prefeitura.

Os vidros devem ficar separados dos demais resíduos e identificados para terem destinos corretos. Não serão coletados galhos, móveis e entulhos de construção.

O Dia Nacional de Combate à Dengue foi instituído pela Lei nº 12.235/10, para o penúltimo sábado do mês de novembro, e tem o objetivo de mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização de ações destinadas no combate ao vetor da doença.

A intenção é que em todas as residências aconteça um trabalho de eliminação de resíduos que sirvam de criadouro para o mosquito, diminuindo risco de proliferação do Aedes aegypti, que além da Dengue é responsável pela transmissão da Zika Víruas e da Febre Chikungunya.

O mosquito se reproduz rapidamente, podendo infectar um elevado número de pessoas, fazendo com que ocorra uma epidemia ou até a ocorrência de mortes. Isso ocorre em condições favoráveis, como por exemplo, nos meses que antecedem o verão. Nesse sentido, é fundamental que a população tenha consciência de que uma das medidas primordiais consiste em evitar a água parada que permite a proliferação de focos ou criadouros do mosquito.

MUTIRÃO 2018

Cronograma de coleta

Quarta-feira (21) - Bandeirantes I, Área 3 e Jardim Progresso

Quinta-feira (22) - Área 7, Vila Isabel, Jardim América, São Silvestre e São João