As ações da Campanha do Outubro Rosa em Telêmaco Borba tiveram saldo positivo. Houve um aumento, em comparação com a média mensal do último quadrimestre de 2017, em 25% na procura por mamografias.

A coleta de exames colpocitológicos (preventivos do câncer do colo do útero) também surpreenderam pela procura durante o mês. 58% foi o aumento em relação ao mês anterior.

Foram liberadas e realizadas 287 mamografias e 859 coletas para exames preventivos.  

Os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) demonstram ainda, que 68 mulheres nunca haviam realizado o preventivo, entre elas 29 mulheres menores de 25 anos, 34 entre 25 e 64 anos e cinco maiores de 64 anos.

Para o secretário de Saúde, Ede Pukanski, a campanha alcançou o propósito inicial de ampliação no acesso aos exames preventivos e de rastreamento, assim como de conscientização da população através das orientações realizadas. “Lembramos que tanto o preventivo, quanto as mamografias, fazem parte da rotina de exames de prevenção realizados através da atenção básica nas UBS durante todos os meses do ano”, finalizou o secretário.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba