Duas reuniões técnicas foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Telêmaco Borba na última quinta-feira (24). Os encontros trataram a Campanha Hora H de Hanseníase e os dados epidemiológicos de mortalidade infantil e fetal no município.

No período da manhã o assunto foi a Campanha Hora H de Hanseníase com os médicos da atenção primária, coordenação da Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Vigilância Epidemiológica.

A campanha tem o objetivo de avaliar clinicamente todos os contatos íntimos dos casos confirmados de hanseníase dos últimos cinco anos, buscando possíveis sintomáticos ainda não diagnosticados.

Para a enfermeira e chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves, trata-se de um trabalho valioso para a saúde pública, visto que a hanseníase tem difícil diagnóstico e extenso período de incubação.

Ela explicou que a Campanha será realizada pela soma de esforços dos médicos da Atenção básica, com apoio da referência municipal e além de enfermeiros e agentes de saúde que farão a busca ativa dos casos e a sensibilização para a adesão.

O segundo encontro, foi realizado no período da noite e foi destinado para os médicos obstetras da rede pública e privada e dos membros do Comitê de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil.

A reunião apresentou dados epidemiológicos de mortalidade infantil e fetal do município, alertando sobre as principais medidas de prevenção e possibilidades de intervenção ainda possíveis para a redução deste indicador. Também foi tratado da estratificação e Risco da linha Guia Mãe Paranaense, já adotada pelo serviço municipal, ressaltando o seu papel significativo na intervenção eficaz no atendimento ao pré-natal.