A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já definiu as ações do Outubro Rosa para 2018 e as mulheres já podem se programar. O mês dedicado a luta contra o câncer de mama tem o objetivo principal incentivar as mulheres a realizarem os exames possibilitando um possível diagnóstico de maneira precoce e, desta forma aumentar as chances de cura.

Durante todo o mês são realizadas palestras e a distribuição de materiais informativos à comunidade para conscientizar sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

A primeira atividade programada, que vai abrir as ações do Outubro Rosa em Telêmaco Borba, será a I Caminhada Rosa, na sexta-feira (5), às 15h30. A caminhada terá a concentração e saída da Clínica da Mulher (Rua Afonso Pena, 200), segue em direção à Avenida Horácio Klabin, com finalização e dispersão em frente a Casas Bahia. A atividade é direcionada a toda comunidade.

Para a caminhada, a equipe da SMS, sugere aos participantes que estejam com roupa ou um acessório na cor rosa.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Clínica da Mulher serão intensificadas coletas de preventivos e a requisição de mamografias, em dias da semana e aos sábados conforme programação de cada setor. Esse trabalho terá a parceria de instituições de ensino.

No dia 18 de outubro haverá testes rápidos e no dia 24 coletas de preventivo e requisição de mamografias direcionadas às frequentadoras do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Também será feito abordagem do tema nos Grupos de Gestantes da UBSs, palestras e outras ações externas.

Outra atividade é a elaboração de frases em alusão ao Outubro Rosa pelos setores da Secretaria Municipal de Saúde e divulgação nas redes sociais.

 

O movimento Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

 

Faça seu comentário!