Os alunos da Guarda Mirim participaram da palestra organizada pelo Caps

A Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio e alertar toda a população o problema.

Nesse contexto, o Centro de Atenção Psicossocial de Telêmaco Borba (Caps) está com uma programação para debater e conscientizar a população para o problema, que de acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), é alarmante, são 32 suicídios por dia no Brasil.

No dia 14 de setembro, foi realizada uma caminhada com distribuição de fôlderes de orientação sobre o tema. Outra atividade são as palestras informativas. No Instituto Federal do Paraná/Campus TB (IFPR) e na Guarda Mirim já foram realizadas. Até o final do mês serão desenvolvidas atividades no Sesi, Colégio Wolf Klabin e Guarda Mirim.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema. Segundo a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.

Em Telêmaco Borba, a ajuda pode ser encontrada no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) pelos telefones – 3904-1486/3904-1824, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no telefone – 192 e no Centro de Valorização da Vida, no 188.

 

Uma caminhada com distribuição de fôlderes de orientação foi a ferramenta usada para chamar a atenção da comunidade

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba