Encontro tem o objetivo aproximar o Governo Municipal das equipes de trabalho, está programada para as 16 UBSs do município e trata de saúde

A quarta reunião de integração foi realizada nesta terça-feira (21) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bandeirantes. O encontro tem o objetivo aproximar o Governo Municipal das equipes de trabalho, está programada para as 16 UBSs do município e trata de saúde.

O Selo Bronze foi o destaque do encontro. A UBS do Jardim Bandeirantes está entre as três Unidades (Cem Casas/BNH) que receberam o Selo Bronze e que estão trabalhando para conquistar o Prata. O prefeito Dr. Marcio parabenizou a equipe destacando o empenho de cada um para se obter o selo de qualidade.

Outro assunto destacado foi a implantação do consultório odontológico. De acordo com o secretário municipal de Saúde Ede Pukanski, a UBS será umas das próximas a implantar o serviço de odontologia. Ede também enfatizou o avanço em relação a realização de exames, que está diminuindo a fila de espera.

Na terça-feira (28), a equipe da UBS da Vila Isabel se reúne para o encontro às 16 horas.

Promovida pelo Gabinete do Prefeito, a reunião contou com a presença do prefeito Dr. Marcio Matos, do secretário Geral de Gabinete Nando Matos, da vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo, do secretário municipal de Saúde Ede Pukanski, da coordenadora da Estratégia Saúde da Família Cassia Renata Fabrício, e a chefe da Divisão de Saúde Pública Marlise Marcondes Lopes e do chefe da Divisão de Administração e Programação Ludovico Sviech Sobrinho e do chefe da Seção de Atendimento Médico Odontológico Paulo Marcelo Nocêra.

Selo Bronze

O Selo Bronze é conferido pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, através da 21ª Regional de Saúde e, é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população

Telêmaco Borba foi primeiro município da 21ª Regional de Saúde a obter os selos de qualidade.

Avaliação nas UBSs

O processo de tutoria busca organizar a Atenção Primária em Saúde (APS) para que a mesma atue como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos.

A tutoria tem como objetivo apoiar as equipes de saúde no gerenciamento dos micro e macro processos prioritários para que assumam a coordenação das Redes de Atenção à Saúde, estabelecendo padrões e protocolos, organizando processos de trabalho com vistas a garantir a segurança do usuário e da equipe, gerenciar processos para a melhoria do cuidado e melhorar os indicadores de saúde da população.

A adesão ao processo é voluntária e a gestão atual aderiu de maneira audaciosa com todas as unidades ao processo de tutoria, que avalia 105 itens, visto que entende que os ganhos e o instrumento auxiliariam a todos.

No mês de março cinco unidades foram avaliadas e destas três obtiveram resultado favorável quanto a obtenção do selo de qualidade – Selo Bronze. As demais unidades serão avaliadas nos próximos meses.

Independente do resultado é possível verificar nitidamente os avanços obtidos neste um ano, como por exemplo, desde o funcionamento ininterrupto das unidades, aos testes biológicos das auto claves, elaboração e implementação de protocolos, PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), POPs (Procedimento Operacional Padrão), estratificações, aquisições de equipamentos, materiais, melhorias, entre outros.

Equipe da Unidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes