Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa do “Agosto Dourado”. A campanha que tem o tema “Amamentação vale ouro” vai trabalhar diversas ações dedicadas ao aleitamento materno.

A primeira será a participação da Prefeitura no I Fórum Multiprofissional Aleitamento Materno nesta terça-feira (7), das 8 às 17 horas na Sala de Convenções II na Fateb.

Também está programada pela SMS uma Oficina Prática no Manejo do Aleitamento Materno para os servidores, entre os dias 20 e 21 de agosto, na Academia da Saúde, localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto das Oliveiras. A ação terá a participação da fonoaudiólogo Caroline Moura.

Outra ação de conscientização é a discussão do tema nos grupos de gestantes de todas as UBSs.

Programação do I Fórum

A agenda começa às 8 horas com credenciamento e, logo em seguida a abertura oficial.

Às 9 horas será abordado o “Panorama recente do Aleitamento Materno no Brasil” com a nutricionista do NASF/TB Eliane Siqueira Pedlowski.

Ás 9h30, a enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) Ana Paula Fernandes Burgo fala sobre os “Mitos e Verdades sobre a amamentação”.

A palestra sobre “Consequências do desmame precoce para o bebê” com a pediatra Silvia de Geus de Moura Jorge está programada para as 10h30.

Às 11 horas segue com a palestra sobre “Manejo Clínico e Aleitamento Materno” com a fonoaudióloga do Hospital Regional de Telêmaco Borba Flávia Ferreira.

A assistente social Flávia Regina Kloteski Rodrigues, do NASF/TB, fala às 11h30, sobre os “Direitos da Mulher trabalhadora que amamenta”.

Após o almoço será organizado os grupos de discussões e elaborada a Primeira Carta sobre Aleitamento Materno de Telêmaco Borba. O encerramento será com a entrega da Carta as autoridades às 16 horas.