A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará participando, em parceria com diversas entidades, do I Fórum Multiprofissional Sobre Aleitamento Materno, com o tema: “Amamentação é a base da vida”.

O evento ocorrerá na Sala de Convenções II da FATEB – Faculdade de Telêmaco Borba no dia 7 de agosto (terça-feira), tendo como público alvo os trabalhadores da saúde que atuam diretamente com este tema.

 As inscrições serão feitas pelo e-mail: 1forumaleitamentomaterno@gmail.com, e são limitadas.

 É um momento de reflexão sobre o tema, e de se pensar ações que venham a promover esta prática fundamental para a saúde.

Programação do I Fórum Multiprofissional sobre Aleitamento Materno de TB

8h/8h30 – Credenciamento e abertura do evento

9h – Panorama recente do Aleitamento Materno no Brasil – Eliane Siqueira Pedlowski – Nutricionista do NASF/TB – Núcleo Ampliado de Saúde da Família/T. Borba.

9h30 – Mitos e verdades sobre amamentação – Ana Paula Fernandes Burgos – Enfermeira ESF (Estratégia Saúde da Família).

10h30 – Consequências do desmame precoce para o bebê – Silvia de Geus de Moura Jorge – Pediatra/Neonatologista.

11h – Manejo clínico do Aleitamento Materno – Flávia Ferreira – Fonoaudióloga HRTB – Hospital Regional de Telêmaco Borba.

11h30 – Direitos da mulher trabalhadora que amamenta – Flávia Regina Kotleski Rodrigues – Assistente Social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família/T. Borba.

14h – Grupo de Discussões

15h – Elaboração da 1ª Carta sobre Aleitamento Materno de Telêmaco Borba

16h – Encerramento com a entrega da carta às autoridades

Agosto Dourado

Embora já exista há muitos anos na comunidade, desde 2017 o AGOSTO DOURADO é lei.  Trata-se da lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017 que instituiu o mês de agosto como o mês do aleitamento materno no Brasil.

“Assim, agosto é o momento de se intensificar as ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como realização de palestras e eventos; divulgação do aleitamento materno nas diversas mídias; de reuniões com a comunidade; de realizar ações de divulgação em espaços públicos, dentre outras”, enaltece  Eliane  Pedlowski, coordenadora do NASF/TB – Núcleo Ampliado de Saúde da Família de Telêmaco Borba.

 

Faça seu comentário!