A Campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe ) atingiu a 88,85% do grupo prioritário em Telêmaco Borba.  A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a enfermeira Katia Cristiane de Almeida Alves, chefe da Vigilância Epidemiológica, a resposta da população alvo da campanha foi abaixo do esperado.

“Isto nos preocupa porque é comprovada a circulação de vírus da influenza a em nosso município. Observamos hospitalizações, inclusive com quadros graves da doença, alguns deles em pessoas do grupo prioritário que não foram vacinadas", ressaltou Katia.

Os números oficiais da campanha da vacinação em Telêmaco Borba foram os seguintes:

Grupo Prioritário que requer 90% de cobertura

Crianças 4.298 (77,63%)

Idosos 6.753 (93,58%)

Trabalhadores em Saúde – 1.218 (100,83%)

Gestantes – 634 (70,76%)

Puérperas – 133 (90,48%)

Outros

Professores - 799

A população privada de liberdade – 127

Funcionários do sistema prisional – 7

Total do grupos prioritário – 13.969 pessoas vacinadas, cobertura de 88,85%.

Após liberação pela Secretaria de Estado da Saúde, houve uma procura significativa da população geral com cerca de 1.500 pessoas vacinadas.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que não há mais doses disponíveis para a população geral.  As unidades de saúde apresentam em seus estoques apenas doses para completar o esquema vacinal de crianças primovacinadas, que necessitam de reforço.

“Ressaltamos importância do comprometimento dos pais para levarem as crianças com segunda agendada na unidade de saúde para término do esquema vacinal”, finalizou a enfermeira Katia.