População respondeu bem a Campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue. Carlos Alberto Fermino, coordenador do Hemepar agradece a participação de todos.

A campanha doação de sangue em comemoração ao Dia Mundial do Doador, promovida pelo Hemepar de Telêmaco Borba, alcançou o número de 82 bolsas coletadas.

A informação é do coordenador do Hemepar, Carlos Alberto Fermino. Ele destacou que no período de 11 a 14 de junho compareceram 93 candidatos ao local de coleta, deste número 82 estavam aptos e puderam doar sangue.

“Agradeço imensamente a população que respondeu ao nosso chamado e nos auxiliou nessa campanha, bem como aos nossos servidores da Agência Transfusional que tiveram um papel muito importante em todo esse processo pela determinação e comprometimento. Doar sangue é fundamental para salvar vidas e necessitamos sempre estar com os estoques em dia e atender as necessidades que surgem”, explicou Carlos.

Os doadores que compareceram durante a campanha participaram do sorteio de brindes, e no dia do Doador de Sangue, dia 14 de junho, puderam participar de um lanche especial.

Sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Aqueles que puderem doar sangue podem comparecer ao Hemepar, de segunda a quinta-feira, das 8h às 10 e das 13h às 15h.

Está localizado na Avenida Mal. Floriano Peixoto, s/nº (Ao lado do Hospital Regional) – Alto das Oliveiras, Telêmaco Borba – PR

As recomendações abaixo são essenciais no momento da doação.

Importante sobre a doação de sangue:

Estar alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;

Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;

Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses;

Não ter diabetes;

Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;

Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;

Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;

Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.