A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo Governo do Estado. As pessoas que fazem parte do público-alvo têm até o dia 9 de junho para procurar a vacina em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

A medida, visa aumentar a taxa de cobertura vacinal, especialmente entre crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 24 dias) e as gestantes do município que estão com os menores índices de vacinação. Telêmaco Borba está 78,19%% de cobertura, sendo que a meta é 90% do público-alvo que em Telêmaco atinge 15.235 pessoas.

Do grupo das crianças 62,49% foram vacinadas, 60,60% das gestantes, 92,14% dos trabalhadores da saúde, 82,99% das puérperas, 87% dos idosos e 101,7% dos professores. Do total de 15.235 pessoas, foram imunizadas 11.913.

A preocupação das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é com as crianças e gestantes.

As equipes da SMS reforçam aos pais e familiares a responsabilidade de levar seus filhos para a vacinação. Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 24 dias) e as gestantes de qualquer idade gestacional devem receber a vacina. Os dois grupos são muito vulneráveis as complicações causadas pelo vírus influenza, sendo de extrema importância a vacinação.

A SMS em monitoramento de casos hospitalizados e coleta de amostras para exames laboratoriais informa a confirmação da circulação do vírus Influenza A no município, vírus contemplado na vacina.

 

Os grupos contemplados na campanha de 2018 são:

- Crianças de seis meses a menores de 5 anos

- Gestantes

- Puérperas (até 45 dias após o parto)

- Idosos (60 anos e mais)

- Professores de ensino básico e superior

- Indígenas

- Doentes crônicos

- Trabalhadores de saúde

 

Faça seu comentário!