O Dia D de Vacinação contra a gripe, realizado no sábado (12), imunizou 1.270 pessoas dos grupos prioritários. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas para atender a comunidade.

A cobertura no município era de 52%, ao final do dia chegou a 58,5%, sendo que a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 90% dos grupos prioritários.

A Campanha segue até o dia 1º de junho, e a maior preocupação é com as crianças e gestantes que estão com índice está abaixo do esperado. Das 5.113 crianças, apenas 2.110 compareceram. No grupo das gestantes, somente 436 receberam a dose, de um total de 896.

As equipes da SMS reforçam aos pais e familiares a responsabilidade de levar seus filhos para a vacinação. Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 24 dias) devem ser vacinadas.

Gestantes de qualquer idade gestacional podem receber a vacina. Os dois grupos são muito vulneráveis as complicações causadas pelo vírus influenza, sendo de extrema importância a vacinação.

A SMS em monitoramento de casos hospitalizados e coleta de amostras para exames laboratoriais informa a confirmação da circulação do vírus Influenza A no município, vírus contemplado na vacina.

 

Os grupos contemplados na campanha de 2018 são:

- Crianças de seis meses a menores de 5 anos

- Gestantes

- Puérperas (até 45 dias após o parto)

- Idosos (60 anos e mais)

- Professores de ensino básico e superior

- Indígenas

- Doentes crônicos

- Trabalhadores de saúde

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba