Mais de 2 mil pessoas já receberam a dose da vacina contra a gripe em Telêmaco Borba. A Campanha Nacional de Vacinação da Influenza 2018 começou na segunda-feira (23) e termina no dia 1º de junho.

No município as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Telêmaco Borba estão disponibilizando a vacina. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar aproximadamente 20 mil pessoas. Até a terça-feira (24) foram vacinados 2.020 pessoas, sendo 1.608 dos grupos prioritários e 412 pessoas com comorbidades.

No sábado, 12 de maio, será realizado o Dia D da campanha, dia em que todas as UBSs ficarão abertas exclusivamente para a vacinação.

Como todos os anos, apenas os grupos prioritários serão vacinados. Entre eles as crianças de 6 meses a 4 anos (11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, professores (apresentando declaração assinada pelo diretor da escola), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas (apresentando receita médica).

A dose é contraindicada apenas para quem apresentou reação anafilática em doses anteriores ou tenha alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações e mortalidade decorrentes de infecções pelos vírus da gripe e evitar outro surto da doença. Por isso, é necessário que todos que integram o público-alvo vão até uma Unidade de Saúde para a imunização.

Além da vacina, alguns cuidados devem ser adotados pela população. Entre eles a necessidade de lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70. É importante cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas e nunca tossir colocando a mão na frente da boca, mas próximo do cotovelo para evitar que as mãos toquem em outras superfícies e as contamine.

Outra orientação e que as janelas sejam mantidas abertas para garantir a circulação de ar, principalmente em locais com aglomeração de pessoas.

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba