As unidades básicas de saúde em Telêmaco Borba têm recebido grande procura pela vacina contra a febre amarela nesses últimos dias, grande parte por conta dos acontecimentos ocorridos em no interior de São Paulo e de Minas Gerais com óbitos provocados pela doença.

A Secretaria Municipal de Saúde informa a população sobre alguns fatos relativos a vacinação contra a febre amarela. De acordo com Bianca Mitani da Vigilância Epidemiológica, “o esquema básico da vacina febre amarela é apenas uma dose para a vida inteira, e o nosso município, por ser considerado área para vacinação, tem a vacina nas unidades de saúde há muito tempo em sua rotina”.

A Secretaria de Saúde do município orienta que, antes de procurar a unidade de saúde, a pessoa observe no seu cartão de vacinas se a dose da febre amarela já foi realizada, lembrando que no ano de 1999 uma campanha foi realizada e que a maioria da população foi vacinada.

As crianças quando completam 9 meses de idade, também são imunizadas.

As pessoas que não possuem o cartão de vacinas, primeiramente devem procurar em suas residências algum registro (afinal, cartão de vacinas também é documento) e caso realmente não encontrem, ir até a unidade de saúde para possibilidade do resgate desse histórico vacinal.

Pessoas que irão viajar para áreas de recomendação da vacina, devem ser vacinados 10 dias antes, pois a vacina só passa a ser imunizante após esse período.

Pessoas com 60 anos ou mais e gestantes precisam de prescrição médica para a vacinação.

Mulheres amamentando devem procurar a unidade de saúde para esclarecimentos sobre a interrupção do aleitamento materno.

Pessoas imunodeprimidas, transplantados, pacientes com doença oncológica em quimioterapia, pessoas alérgicas a ovo, pessoas com história pregressa de doença do timo não podem receber a vacina febre amarela.

Lembrando que a vacina é segura, mas pode dar reações adversas, principalmente quando administrada inadvertidamente, podendo levar até mesmo a óbito.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba