Com objetivo de treinar os agentes comunitários de saúde (ACSs) a médica Dra. Circe Lourenço Nunes, coordenadora do Ambulatório de Tabagismo em Telêmaco Borba, realizou no dia 23 de agosto uma conversa e a entrega de material informativo sobre o tema aos participantes.

Segundo a médica, desta forma é possível que os ACSs possam trabalhar o tema em escolas e nas unidades de saúde, no dia 29 e semana subsequente, visando informar à população e adolescentes sobre a nova droga eletrônica.

Tratam-se das novas formas de fumar que visam atrair cada vez mais novos consumidores, como uso de narguilê, cigarros eletrônicos ou DEF (dispositivos eletrônicos de fumar) ou vapers (vaporizadores), que são igualmente prejudiciais à saúde, com possibilidade de tornar seus usuários dependentes, devido ao fato de ter nicotina em sua composição, como o cigarro tradicional e não são recomendados como forma de tratamento para tabagismo.

Hoje, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, foi criado em 1986, e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os malefícios relacionados ao uso desta substância.

 O Brasil tem reconhecimento internacional pelo sucesso do Programa Nacional de controle ao Tabagismo, que reduziu a prevalência de fumantes no Brasil.

“Parabenizamos a Dra. Circe pelo excelente trabalho desempenhado a frente do Ambulatório de Tabagismo que este mês completa 10 anos de existência”, enaltece a coordenadora do PSF – Programa Saúde da Família, a enfermeira Marta Regina Stoekly.

Foto - A médica Dra. Circe Lourenço Nunes, coordenadora do Ambulatório de Tabagismo, realizou um treinamento com ACSs para que possam ser multiplicadores da informação sobre o controle ao tabagismo.

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba