A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está programando um mutirão de combate à dengue em Telêmaco Borba, momento em que as chuvas e o calor favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os trabalhos deverão ocorrer entre os dias 18 a 21 de janeiro nos bairros Bom Jesus, Bela Vista, Alto das Oliveiras e Socomim.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, o objetivo é sensibilizar a população para o problema sério da dengue, que envolve ainda outros problemas de saúde como a Zika e Febre Chikungunya, doenças que podem levar a óbito.

"Esta é uma das primeiras ações da secretaria e entendemos que de suma importância. Saúde é uma das prioridades do prefeito Dr. Marcio e não podemos esquecer que é de responsabilidade de todos. Esperamos contar, uma vez mais, com o apoio da população, verificando em seus quintais e no interior de suas residências locais que possam ser focos do mosquito transmissor e eliminá-los. Neste momento faremos nessas regiões onde o índice de infestação é maior e merece cuidado", avalia o secretário Dr. Ede.

A ação contará com o apoio da Secretaria Municipal de Obras que recolherá todo material ou resíduo que possa acumular água e se tornar um criadouro.

Para a doutora Ana Cláudia Natel, coordenadora do Combate à Dengue, o cuidado necessita ser permanente. "Houve no ano passado, em dezembro, 28 casos notificados para a dengue, mas que foram descartados após a análise laboratorial. Mas precisamos estar atentos, nossa preocupação está com as áreas de terrenos baldios, onde há acumulo de lixo", justifica Ana.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária pretende ampliar a ação de combate à Dengue em toda cidade já a partir do mês de fevereiro.

Nos próximos dias, a SMS estará divulgando detalhadamente de que forma a população irá auxiliar e o cronograma dos dias e horários em que será realizada a coleta do material nos bairros determinados.

Foto/arquivo

Ação de combate à dengue busca eliminar focos de procriação do mosquito transmissor da doença, mutirão abrangerá a princípio quatro bairros da cidade