O Hemepar está realizando a Semana do Doador de Sangue em Telêmaco Borba, como forma de homenagear os doadores e incentivar a sociedade para esta ação solidária. Os trabalhos iniciaram na segunda feira (20) e se estenderão até sexta (24).

O dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nacionalmente no dia 25 de novembro.

“O nosso banco de sangue é responsável por seis hospitais da região, que abrange os municípios de Telêmaco, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tibagi, Ventania e Curiúva. Por este motivo o nosso trabalho é permanente na captação de doadores que contribuem sobremaneira em salvar vidas”, afirma João Guilherme Rodrigues, coordenador do Hemepar de Telêmaco Borba.

Durante este período, como forma de comemoração e agradecimento aos doadores, o Hemepar estará distribuindo camisetas e canetas com a logo do hemocentro.

Na próxima sexta (24) serão entregues certificados para os doadores mais assíduos, a exemplo de Maurício Massoqueti, doador desde 1991, Livercy Campos de Oliveira, o mais idoso,70 anos,  e Nilson da Silva Oliveira, a Petra Carneiro da Luz, a mais jovem com 18 anos, Marcos Roberto Oliveira da Silva doador ó negativo com maior frequência, serão homenageados com uma placa de honra ao mérito.

As entidades como a FATEB, IFPR, 26º Batalhão de Polícia Militar, Igreja Adventista, Sangue Corintianos, Colégio Wolff Klabin, Tiro de Guerra, Sicredi, Justiça Federal, também receberão a honraria.

O QUE É PRECISO PARA DOAR SANGUE E SALVAR VIDAS:

Ter idade mínima entre 16 a 18 anos acompanhado do responsável, e acima dos 18 até 69 anos.

O homem pode doar sangue a cada dois meses e a mulher a cada 90 dias.

É necessário estar bem de saúde e não estar tomando remédios controlados, ter dormido as 8 horas, estar alimentado, sem ter ingerido bebida alcoólica ou alimentos gordurosos.

É indispensável apresentar o RG.

BENEFÍCIOS AO DOADOR

Quem doa sangue estará contribuindo para salvar vidas, receberá gratuitamente o resultado de exames de sífilis, chagas, HIV e HTLV, além de Hepatites B e C.

Terá direito a carteirinha de doador que garante a meia entrada meia entrada em shows e eventos culturais em geral.

ONDE E QUANDO DOAR

Horário de atendimento é de segunda a quinta, das 8 às 10 horas com o Dr. Eduardo Trindade, e a tarde, das 13h às 15 horas, com o Dr. Anderson Von Miller Berneck e sexta-feira, das 8 às 10 horas.

Localiza-se na Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, Alto das Oliveiras, ao lado do Hospital Regional. Para mais informações, 3272-3743.

Foto – Equipe do Hemepar de Telêmaco Borba, coordenada por João Guilherme Rodrigues, atendendo a população e  homenageando doadores e instituições pelo gesto voluntário de doar sangue.  

 

Faça seu comentário!